BIOGRAPHY


Biografia                                                                                                                           Fotobiografia

Eduardo Lopes é natural da Freguesia de Socorro, em Lisboa, onde nasce a 22 de Dezembro de 1917.

Desde muito cedo revela gosto e propensão para as bicicletas, que será o que o distinguirá na sua vida adulta.

Terminada a escolaridade obrigatória, tira o curso profissional de soldadura, diplomando-se na então prestigiada Escola da Lisnave (CUF).

Eduardo Lopes começa a competir muito novo, somente com 15 anos de idade. Em 1937 inicia a sua carreira de ciclista na CUF, ainda como amador, vencendo o circuito da Boca do Inferno. No ano seguinte, também como corredor da CUF, vence o 1º Circuito de Preparação, em Lisboa, ainda na categoria de amador. Em 1939 passa a profissional, até ao final da sua carreira, que terminará em 1947, no Sporting (SCP).

Nesse mesmo ano (1939), nos Unidos (ex-CUF), classifica-se em 9º lugar na Classificação Geral Final da Volta a Portugal e obtém ainda o 2º lugar na 3ª etapa (Mérida) na Madrid-Lisboa. Em 1940, já no Benfica, ganha duas etapas da Volta a Portugal, em Évora e Castelo Branco. Em 1941, também no Benfica, ganha as duas primeiras etapas da Volta, em Espinho e o Campeonato Distrital de Velocidade de Independentes. Em 1942, correndo pela Iluminante, ganha o Circuito da Bairrada, a Volta a Lisboa, é segundo na Volta a Maiorca em Espanha e vence o clássico Porto-Lisboa, cujo recorde de tempo (10h 25m e 12s) permanecerá seu por muitos anos, sendo somente batido por escassos segundos. Em 1943, corre como Individual, sem grandes apoios, não logrando obter qualquer vitória. Em 1944, voltando a correr pela Iluminante, ganha o Circuito de Torres Vedras e é segundo (2º) nos Campeonatos Distrital e Nacional de Velocidade. Em 1945, na Iluminante, ganha o Circuito da Mealhada e o Circuito da Malveira, obtendo um terceiro lugar, na terceira etapa da Volta a Espanha, em Badajoz. Em 1946, ainda a correr pela Iluminante, ganha a terceira etapa da Volta a Portugal, em Faro.  Termina a sua carreira no Sporting Clube de Portugal, em 1947, vencendo o Circuito de Torres Vedras e o Prólogo da primeira etapa da Volta a Portugal, na pista do Estádio José Alvalade. Após o términus da sua carreira desportiva, abre uma loja (oficina) de fabrico de quadros de bicicletas no Laranjeiro, na Margem Sul, com um seu ex-colega de equipa, Jorge Pereira. Casa em 29 de Setembro de 1953 com Maria Francisca Simão (Rosa), cujo matrimónio mantém até ao seu falecimento, em 23 de Maio de 1994. Nesse mesmo ano (1953), muda-se para Luanda, em Angola, onde reside até à independência daquela colónia portuguesa. Ali desempenha importantes funções como Inspector-Chefe no terreno, das condutas de petróleo "bruto" ("pipe-lines") da PETRANGOL. Viaja amiúde por vários países da Europa, em lazer, nos seus períodos de férias, mas também em deslocações profissionais. Regressando definitivamente a Portugal nos anos 80, com esporádicas deslocações a Angola, dá aulas de formação em soldadura a jovens quadros (técnicos e engenheiros) no Instituto Superior de Qualidade (ISQ). Encontrado inanimado em sua casa, em Rio de Mouro, Sintra, vítima de acidente vascular-cerebral (AVC), é transportado ao Hospital de Amadora-Sintra, onde vem a falecer, em 22 de Agosto de 1997. Nas exéquias fúnebres, a sua urna ia coberta com a bandeira da Federação Portuguesa de Ciclismo.



Histórias Inéditas

Por volta de 1932, tinha Eduardo Lopes cerca de quinze anos (era a sua primeira corrida e as exigências, para participação em provas, eram menores em certos aspectos), disputou-se uma prova-circuito no Alto do Parque Eduardo VII, com a participação de José Maria Nicolau do Benfica e Alfredo Trindade do Sporting (ambos na foto com Beatriz Costa), os grandes nomes do ciclismo da época. Eduardo Lopes também integrou a competição e... pasmem-se... venceu a prova. Nicolau ficou furibundo e só vociferava: "Quem é o magricela do miúdo?".
- Memórias transmitidas por Eduardo Lopes 

Após se ter já retirado da competição (1947), o Sporting Clube de Portugal, convida ainda Eduardo Lopes a integrar a equipa para disputar as suas últimas provas, entre elas, Lisboa-Santarém-Lisboa (salvo o erro). Eduardo Lopes, combina com o seu companheiro de equipa, Manuel Rocha: "Mete-te no meio desses gajos e quando estivermos perto da meta, espera pelo meu sinal, encosta e abre caminho livre para mim". E assim foi. Quando se aproximavam da Meta, em Lisboa, Lopes dá o sinal a Rocha, este encosta e num "sprint" fulgurante, Eduardo Lopes bate todos e vence a prova. Alfredo Piedade (na foto), treinador do Sport Lisboa e Benfica (que também tinha sido de Eduardo Lopes, quando este integrou a equipa), exclama para os seus ciclistas: "Vocês não têm vergonha? Perder com um ciclista em final de carreira e quase com cem quilos de peso? 

- Memórias transmitidas por Eduardo Lopes 

NOTAS: A biografia acima, foi escrita em Março de 2013, apresentando naturalmente algumas lacunas, próprias de uma investigação que estava no seu início. Assim, pode-se adiantar com alguma certeza que a primeira vitória de Eduardo Lopes foi obtida em 1935, no Circuito do Estoril, aos 17 anos de idade, ainda na categoria de iniciados ou populares. Consta depois uma vitória obtida em 1936 e um sexto lugar, na categoria de populares. O término da carreira operar-se-á em 1948 no Sporting e não em 1947. Em 1943, corre pela Iluminante e não como independente (individual), como erradamente se refere e obtém vitórias nos 50 Kms Clássicos, no Circuito do Estoril, em provas de pista no Estádio do Lumiar e principalmente em Espanha (Barcelona), onde vence o Campeão Nacional de Espanha de Velocidade, Juan Plans (8 vezes campeão), por duas vezes. É muito provável que a primeira história inédita transmitida verbalmente ao seu irmão se reporte à sua vitória no Circuito do Estoril em 1935 e não no Parque Eduardo VII em 1932.


Solicita-se a quem possuir fotos de Eduardo Lopes que se registe neste Website e as insira aqui. Obrigado.
Agradece-se o contacto do seu braço direito na Petrangol para o email: eduardocunhalopes@hotmail.com